Conheça o estaleiro Maramar

Maramar Indústria Ltda
Rua 18 Q H Nº 02 Galpão 02
Distrito Industrial - São Luís - Maranhão
(98) 3241-1573, 3241.1686
E-mail: maramar@elo.com.br

Desde 1981 o estaleiro Maramar domina a tecnologia de construção de embarcações em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) desenvolvendo projetos de embarcações de serviço ou lazer de pequeno, médio e grande porte, além de outros produtos.

As primeiras embarcações da Maramar foram lanchas de 80 pés, construídas para transporte de passageiros (até 104 pessoas) e as Land Ship, que por sua vez foram concebidas para transporte de cargas e/ou veículos. Esses projetos foram desenvolvidos entre os anos de 1985 e 1989 para o Ministério da Aeronáutica para atender às necessidades do recém chegado Centro de Lançamento de Alcântara – MA.

Nesta época a Maramar lançou o primeiro catamaran inteiramente de fibra de vidro sólido no Brasil - o Praia 44'. Dos moldes deste modelo saíram três unidades para testes. Em seguida surgiu o Praia 28. Deste pequeno catamarã a vela, primeiramente foi construído um protótipo em madeira resinada para sucessivos testes. A partir deste protótipo foram desenvolvidos os moldes do modelo e entre os anos de 1985 e 1987 mais de dez unidades já haviam sido laminadas e vendidas.

Dois modelos de traineiras para pesca artesanal também foram construídas, as Atins 28 e 36 pés, sendo fabricadas 80 unidades para atender a demanda regional.

Atualmente a Maramar também atua na área de reparos e reformas navais para embarcações de fibra de vidro dos setores de serviços marítimos, serviços de porto, praticagem e das polícias ambiental e federal.

Construção

Para todos os seus produtos, a partir do projeto são construídos inicialmente os plugs de cascos, vigas, convés, plataformas, cabines, e todo o mobiliário da embarcação. Na segunda fase, a partir desses modelos (em madeira e "shapeados" com massa e gel) são laminados os moldes definitivos, peças obrigatórias para a produção em série no sistema de plástico/composites.

Praia 28 - Catamaran de pequeno porte, alguns com mastro asa em fibra de carbono, com ou sem cabine central, muito ágeis e fáceis de manobrar. Foi desenvolvido nos anos 80 e foram fabricadas 23 unidades, hoje espalhadas pelo litoral brasileiro. A maioria de seus proprietários corre regatas e alguns fazem grandes percursos pela costa do Brasil com direito a uma volta ao mundo. Após décadas, o Praia 28 continua sendo muito procurado, mesmo após o surgimento Praia 30.

Praia 30 - A Maramar desenvolveu o Praia 30 aproveitando as qualidades do 28. Os novos moldes foram fabricados em 2005. No ano seguinte foram fabricadas duas unidades. A primeira vendida foi adquirida para um cruzeiro familiar até o Caribe. Já a segunda, o estaleiro enviou ao Rio de Janeiro onde o Praia 30 foi lançado no Salão Náutico de 2007 na Marina da Glória. No mesmo ano a embarcação foi exposta em São Paulo. Atualmente existem 22 unidades vendidas, espalhadas pelas cidades de Recife, Salvador, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilhabela e Paranaguá. Assim como o 28, o Praia 30 é campeão de regatas. Foi fita azul em Ilhabela, terceiro lugar na geral da REFENO 2010 e primeiro lugar na classe. Também foi campeão na regata da Ilha de Caras. Bastante confortável, permite o pernoite de 6 pessoas.

Praia 47 - Em 2010 a Maramar lançou o projeto do Praia 47 e logo as primeiras três unidades foram vendidas para clientes de Salvador, São Paulo e Fortaleza. Em 2012, o número de encomendas desta enorme embarcação subiu para cinco unidades no total. Atualmente existem três unidade na fase final de construção no estaleiro.

Praia 34 Open - Um novo conceito em catamarãs foi lançado em 2014. atualmente existem 5 unidades em construção. Este projeto possui convés aberto com bímini rígido e amplas janelas em policarbonato. Esta versão possui roda de Leme e dois dormitórios de casal nas popas dos cascos de boreste e bombordo, permitindo o pernoite de até 8 pessoas.

Praia 38 - A partir de outubro de 2016 será iniciada a construção dos plugs, uma vez que o projeto inicial está pronto.

Maramar 20, Maramar 25 e Maramar 30 - Em 2011 a Maramar lançou lanchas de pequeno porte. São embarcações de 20, 25 e 30 pés para uso no setor de serviço de marinas, apoio ao turismo, transporte de passageiros, passeio e pesca esportiva.